Páginas

quinta-feira, maio 30, 2013

QUAL A ORIGEM DO HOMEM E PARA ONDE VAI?


Como aconselhar alguém, quanto ao procedimento pós morte: Como? «Pelo fogo, pelo fogo, amigo!» Assim nos vemos, como as falsas bruxas que os falsos inquisidores faziam arder nas fogueiras do Terreiro do Paço. Só depois as enterravam.

foto Miguel Baganha


a ironia da história
Mas eu penso: vivi durante nove meses dentro de um líquido (amniótico) e nasci a berrar com a garganta queimada pelo oxigénio. Depois disso, quando já tinha seis anos, molhava-me na praia, andava na areia, andava na terra. Afinal sempre andei na terra e um pouco no ar, levado por aviões. Só a terra sabe quem sou, não o fogo, embora lhe reconheça, ao fogo, uma certa grandeza no impulso que deu aos assados, às luzes com óleo de bisontes, às tochas da Idade Média, às fogueiras de São João. Mesmo assim, ainda prefiro a água (fria) que lava e cria. É bonito ver as cerimónias, a bordo de grandes navios, quando mergulham um morto no oceano, preparado para descer às profundezas do Grande Enigma da Grande Escuridão das covas abissais. Mas nada como manter os olhos abertos e ver para compreender o mundo pela nossa própria cabeça.
Eu gosto da terra, mesmo para morrer e ficar dentro dela até me transformar em ossos. Mas o meu sonho maior, quase impossível, era ser lançado no espaço (estilo Laika) por forma a que saísse da órbita terrestre e ficasse «eternamente» a gravitar nos acasos da força dos astros. Esse é que seria o verdadeiro sarcófago para um homem. Para o único ser inteligente criador do nosso planeta — votado ao universo que nunca chegou a compreender.

Fogo, terra, Oceano. O espaço, o espaço cósmico, meu amigo. A Humanidade, viva ou morta devia começar já e emigrar para o espaço, antecipando o futuro.

2 comentários:

Miguel Baganha disse...

Bela elegia, esta com que presenteia os seus leitores e, em especial, o próprio Homem, amigo.
O Homem veio de nenhures e vai para nenhures. E, entretanto, nesse breve espaço de tempo em que vive, ele somente é capaz de ser o que pudera ser capaz.
O Homem é realmente estranho e torna-se cada vez mais estranho na medida em que se aperfeiçoa.

Por enquanto não poderá ter outra escolha. Talvez por não ser ainda verdadeiro nos seus sonhos.

jawaa disse...


Pois eu prefiro o fogo que purifica os sonhos. E também aduba a terra e salga o mar.
Esplêndida, esta profissão de fé.