Querubim Lapa, grande artista da cerâmica e da pintura, faleceu agora, aos 90 anos, tendo beneficiado de uma vida criativa, esplendorosa nas criações em cerâmica, no exterior e no interior de edifícios públicos ou privados. Nasceu em Portimão, 1925, tendo falecido no dia 2 de Maio de 2016. A sua versatilidade enquanto artista plástico (pintor, desenhador, gravador e ceramista) abriu-lhe diversos espaços no país e no estrangeiro para criações emblemáticas, sobretudo em cerâmica. É curioso o seu percurso de formação, estudos que acabaram mais longe no tempo do que seria de esperar, porque a aprendizagem anterior e o grande êxito profissional o ocuparam profundamente: numa já distante data quando era figura principal, frequentou, com a humildade dos grandes espíritos, a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Curso Especial de Escultura (terminando em 1978 o Curso de Pintura).
Conhecido, na altura, como importante representante da cerâmica artística portuguesa, Querubim desenvolveu excelentes séries de pintura, em parte expressionistas, em torno de temáticas dos conflitos então em expansão no Médio Oriente. Foram «reportagens» na hora, tempo de Arafat, de atentados, de entrevistas de grupos terroristas: têm, neste tempo igualmente conturbado, um notável efeito histórico e memorialista.
Nos últimos tempos, Querubim comprara uma casa em Silves, nossa cidade de grande recorte histórico: para ali se dirigia o artista no tempo quente, e nós mesmos ali o encontrámos, sempre votando novas pausas e mais conversas. Acabou ontem, o amigo de sempre, que tive a oportunidade de filmar, através da obra, para a RTP, um interessante documentário que foi apresentado em Itália.
MEXICANA - Praça de Londres, Lisboa
CASA DA SORTE, Lisboa
Pintura AS COSTUREIRAS
Nenhum comentário:
Postar um comentário