Páginas

sábado, novembro 24, 2007

MANIPULAÇÕES FOTO-PLÁSTICAS




As transformações que se verificaram, durante o século XX, no domínio das disciplinas de índole artística, como já vimos noutros locais deste blog, abriram o mundo das artes plásticas a um grande número de casos experimentais, à desconstrção e reconstrção da realidade, num sentido de pesquisa, por vezes quase arqueológica, enfrentando a «mentira» de certas novas relações sobre o visível, para conferir mais verdade às aparências que percepcionamos todos os dias.
De um jornal meio amarrotado, onde «sobrava» uma fotografia sobre o lixo urbano, usei os meus polos de sensibilidade para seleccionar bocados de peça. Várias vezes, com maior ou menor densidade de aparência restante. Depois passei esse material para um suporte programático mais tolerável quanto à manipulação da cor e da própria forma. Não dispunha de um pincel, dispunha de vários, a par de meios riscadores rectilineos, capazes de todos os arabescos, além
de simulações de spray e de utensílios de preenchimento automático em várias zonas com valores tonais de contraste e aproximação. Parece um aparelho de culinária. E, em certa medida, as semelhanças emergem de cada acção. Só que isso é apreciável quando estamos a trabalhar com tintas e pincéis de verdade. Aqui resta-me o teclado e os cliques de formulação diverisificada do imediatismo do enter.
Os verdadeiros problemas técnicos acontecem no domínio da mutação dos elementos, sem grande predisposição para ilustrar uma ideia, antes para criar novas ideias com a raridade surpreendente de centenas de encaixes, sobreposições, quebras, contornos, harmonias cromáticas -- outra imagem do lixo, porventura, que nos induz na condensação de novas figuras de sedução visual, dentro das quais parece possível abrir outras janelas para a realidade, acasos a que nos é acessível emprestar cúmulos de significação, um estranho ruído contemporâneo, a face do real sujeita a outros climas donde se extraiem coisas, apenas coisas, e contudo vibrando no contexto da nossa atenção quotidiana ou contemplativa.

2 comentários:

M. disse...

Grata pela visita, pelo entendimento das minhas Reflexões Caseiras, e pelas palavras inteligentes deixadas no PPP.
Já algum tempo que não vinha aqui. Encontrei coisas belíssimas. Um prazer para o olhar. Pela minha parte, agradeço a partilha.

jawaa disse...

São realmente inesgotáveis as possibilidades que as novas tecnologias possibilitam.
Que mundo diferente e bonito está a acontecer!