Páginas

terça-feira, fevereiro 06, 2007

DOIS PEQUENOS OBJECTOS SEM NOME

Voltando ao campo da imagem pictórica de base digital, aqui temos duas composições gemináveis, orientadas segundo a diagonal ascendente, mas equilibrando-se porque a colocação no espaço acentua o peso visual no quadrante inferior esquerdo. As pinturas estabelecem uma relação de semelhança na diferença, isto é, a sua configuração geral é idêntica mas o detalha afasta-as: à esquerda, onde não seria difícil nomearmos uma sacola suspensa, a periferia aproxima-se da imagem colocada do lado direito. Mas, neste caso, há formações orgânicas que parecem guardadas (no interior da sacola?) e que determinam uma hipotética desmultiplicação de sentido.Além disso, o elemento de sustentação não existe ou tem outro desenho: correia de um lado, asa de mão do outro.
A leitura analógica numa composição, ou em duas que se formaram da mesma génese, tende a historiar os elementos, relacionando no campo a sua história e os significados eventualmente comparáveis.

Um comentário:

naturalissima disse...

Passar pelo "construpintar02" é entrar numa salade aulas e escutar a voz de um professor que nos ensina a VÊR, a "ir ao encontro das coisas"!

Por cá passo com muito agrado, tiomeu, embora não comente a maior parte das postagens aqui editadas...
É sem dúvida um lugar onde se aprende muito...

Agradeço o seu magnífico comentário, relacionado com a fotografica do túnel.

Um beijinho
sobrinhasua
Daniela